Receita de Torta Mesclada do Porto

Torta Mesclada do Porto

Ingredientes

temperatura
Frio
dificuldade
Média
rendimento
12 porções
tempo Tempo: 1 hora de preparo + 2 horas de geladeira
Fonte: Garoto
Imprimir a Receita Enviar Receita
  • ½ xícara (chá) de vinho do porto
  • 2½ xícaras (chá) (500 ml) de creme de leite fresco
  • 1 pacote (200 g) de biscoito do tipo maisena triturado
  • 500 g de cobertura de chocolate meio amargo picada

Preparo

1. Massa: coloque 200 g de chocolate meio amargo em um refratário e leve ao microondas para derreter, na potência média, por cerca de 2 minutos, mexendo na metade do tempo. Retire do microondas e misture até derreter os pedaços restantes. Junte o biscoito triturado e misture para formar uma massa homogênea. Unte e enfarinhe o fundo de uma fôrma para tortas com aro removível (28 cm de diâmetro), espalhe a massa no fundo e lateral da fôrma e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 12 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

2. Recheio: derreta o restante do chocolate, na potência média, por cerca de 2 minutos e 20 segundos, mexendo na metade do tempo. Retire do microondas e misture até derreter os pedaços restantes. Passe o chocolate para outro refratário limpo e seco, acomode-o dentro de uma assadeira contendo água fria e mexa continuamente para que resfrie por igual. Você saberá o ponto certo quando colocar uma porção de chocolate nos lábios e sentir que está "frio".

3. Bata o creme de leite até obter ponto de chantilly. Retire 1 xícara (chá) e reserve. Junte, aos poucos, o chantilly ao chocolate. Adicione o vinho e misture bem. Despeje o creme sobre a massa da torta. Espalhe pequenas porções do chantilly reservado sobre o recheio e mescle delicadamente com a ajuda de um garfo. Leve à geladeira por cerca de 2 horas. Retire o aro, coloque a torta sobre um prato grande e sirva em seguida.

Dica

Para dar um toque de mestre a esta receita, espalhe geléia de damasco sobre a massa, antes de colocar o recheio, e finalize polvilhando um pouco de cacau em pó.

Você pode derreter o chocolate em banho-maria, se preferir. Para isso, pique-o e coloque-o em um refratário que se encaixe perfeitamente em uma panela, com água suficiente para tocar-lhe o fundo. Antes de colocar o refratário na panela, ferva a água, desligue o fogo e, então, encaixe-o. Mexa até derreter completamente.

Outras receitas relacionadas

  • Torta holandesa de laranja
    Massa: pique 16 bolachas e bata no processador até obter uma farinha fina. Transfira para uma tigela, acrescente a margarina e misture com as pontas dos dedos, até...
  • Torta de uva
    Massa: Peneire a farinha de trigo, o fermento e o açúcar em uma tigela. Junte a margarina e misture com as pontas dos dedos até obter uma farofa. Aos poucos, acrescente...
  • Torta de laranja
    Misture a manteiga com o açúcar, junte os ovos um a um e o vinho do Porto. Por fim, adicione o sumo das laranjas. A massa fica bastante líquida. Vai a forno médio...

© Copyright Receitas de Bolos 2006 - 2015
Todos os direitos reservados.
Título Ingrediente Tudo